O dia 24 está a chegar e com ele o grande dia da Bugiada e Mouriscada em Sobrado, Valongo.
Uma das figuras é o Velho da bugiada que este ano é Pedro Vicente e fomos falar com ele.
“Já há muitos anos que vou de Bugio e este ano chegou a minha hora. Foi uma espera de muito tempo, tenho 47 anos e desde os 6 anos que vou de Bugio”, conta o Velho deste ano.
Pedro Vicente, que além de Velho integra a Comissão de Festas, diz ao JNR que “este foi um ano de muito trabalho, a tasquinha de S. João trabalhou sempre em pleno e fizemos muitos eventos para angariação de fundos. Em termos de Bugiada, o trabalho começou três meses antes, a parte de tirar as medidas para o vestido, o projeto para o vestido, é preciso escolher uma coisa que eu goste, mas que as pessoas também gostem. Nas últimas duas ou três semanas, a situação é mais stressante porque estou bastante envolvido na comissão e com as minhas responsabilidades na Bugiada começa a ficar mais trabalhoso, mas está tudo a ficar bonito”.
A conversa com Pedro Vicente decorre na rua da sua residência, já toda engalanada com flores de plástico. Foram gastos 4 mil quilos de plástico para fazer 16 mil flores. Refere o Velho que “o trabalho de decorar as ruas demorou mais de três dias, com apoio de muita gente. Mas foi muito bom, houve muito convívio, muitas merendas e sobretudo muita amizade. Antes decorreu o trabalho a elaboração das flores, a cargo de amigos e família”.
Questionado sobre se está tudo a postos para o dia 24, Pedro Vicente responde que “penso que sim. Não vou esconder que se sente sempre aquele friozinho no estomago, mas penso que estou preparado para que seja um grande dia, dentro da tradição que tem de ser mantida. Peço ao S. Pedro para que nos ajude e que o tempo ajude”.
Pedro Vicente refere que “para que tudo corra bem conto com apoio total dos guias e rabos, que foram escolhidos por mim. No que se refere à comissão, estivemos e estamos todos no mesmo caminho, o meu apoio ao juiz da festa é total, até porque fui eu que lhe pedi para assumir a responsabilidade. Temos feito todos um grande trabalho e vai tudo correr pelo melhor”.
