Jornadas do Ambiente em Lordelo, Paredes

A segunda edição das Jornadas do Ambiente de Paredes vai realizar-se nos próximos dias 21 e 22 de abril, em Lordelo, com a dinamização de diversos workshops e palestras envolvendo investigadores e as eco-escolas.

A iniciativa de dois dias tem início no dia 21, às 21h00, na Escola Básica nº2 de Lordelo, com Workshops Noturnos dedicados a três temas: “Fotografia Noturna na Natureza”, com José Silva, “Insetos Noturnos”, com João Nunes, e “Proteção Animal”, com Adélia Pereira.

Na manhã de sábado, dia 22, estão previstas quatro palestras, no auditório da Fundação A Lord, com início às 9h00. A organização do evento destaca a abrangência destas jornadas que são transversais a todos os públicos, tendo como foco o debate e a partilha de conhecimento. As palestras iniciam com o tema “Há Vida no Rio”, pela investigadora especialista em biodiversidade dos meios aquáticos, Mónica Maia Mendes, segue-se o “Documentarismo de Vida Selvagem”, por Luís Henrique Pereira, jornalista da RTP, o “Parque das Serras do Porto”, pela coordenadora Raquel Viterbo, e a “Reabilitação de Rios e Ribeiras”, pelo investigador e especialista em técnicas de engenharia natural, Pedro Teiga.

Na tarde de sábado, a partir das 14h00, há mais uma ronda de workshops com José Fajardo a dinamizar a ação “Fotografar a Natureza na Torre dos Alcoforados”, a entidade Azul Cobalto Art a abordar a “Cianotipia Botânica, Técnicas e Aprendizagens”, destacando-se ainda o “Documentarismo da Vida Selvagem”, workshop apresentado pelo jornalista e documentarista da RTP, Luís Henrique Pereira, finalizando com a apresentação de “Plogging – Um novo conceito ligado à prática desportiva e ambiental” por Simão Bambino, fundador do grupo Plogging Paredes.

A síntese sobre as Jornadas do Ambiente será acompanhada por um momento musical protagonizado pelos alunos da EB1 de Lordelo, às 16h00.

As sessões contam, ainda, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do vereador do Ambiente, Francisco Leal, do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, da presidente do Agrupamento de escolas de Lordelo, Beatriz Castro, e dos coordenadores das eco-escolas.

As inscrições para a atividade já estão abertas e decorrem no site do município até ao dia 19 de abril.