Mais de 220 mil pessoas têm recolha seletiva da reciclagem porta a porta

Há cada vez mais pessoas servidas com a recolha seletiva da reciclagem porta a porta. Quem o diz é a Lipor, que já implementou este sistema junto de 222 mil e 930 cidadãos nos oito municípios que compõem esta associação, onde se incluem Valongo, Gondomar e Maia.

Durante o ano de 2022, a Lipor recebeu no centro de triagem mais de 14 mil e 500 toneladas de plástico e metal, papel e cartão e vidro para reciclagem e mais de quatro mil toneladas de biorresíduos na central de valorização orgânica. Tudo isto vindo da recolha seletiva porta a porta residencial e de proximidade com acesso condicionado.

De acordo com a associação de municípios, estes números mostram um crescimento de 6% em relação ao ano de 2021. Tudo isto permitiu evitar a emissão de 11.934 toneladas de CO2, “o que representa o equivalente à circulação de 4500 automóveis num ano”, compara a organização em comunicado de imprensa.

Note-se que estes resultados espelham o investimento feito pela Lipor e pelos respetivos municípios associados que têm vindo a implementar e alargar os sistemas de recolha seletiva, para que mais gente possa beneficiar desta recolha e, assim, aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para a reciclagem.