Eurodeputada deixa PS Gondomar após chumbo socialista à desagregação de freguesias

@DR@DR

O chumbo da desagregação da União de Freguesias de São Cosme, Jovim e Valbom na última Assembleia Municipal de Gondomar fez com que a eurodeputada Isabel Santos se desvinculasse do Partido Socialista de Gondomar, esta quinta-feira. A decisão já tinha sido anunciada na terça-feira.

“Fi-lo hoje, por email, invocando as mesmas razões que avancei na minha intervenção na Assembleia Municipal” de terça-feira à noite, disse a agora ex-eurodeputada que esteve 32 anos como militante na delegação socialista de Gondomar.

Durante a reunião camarária, Isabel Santos apelou à coerência dos deputados municipais presentes e recordou a votação que aconteceu em 2012 contra a legislação que implementou a agregação de freguesias no país. A ex-eurodeputada também fez alusão às 1500 assinaturas recolhidas pelo movimento de cidadãos e deixou assente que se abandonaria o partido se a proposta fosse rejeitada.

Note-se que a proposta desencadeada por um movimento de cidadãos com mais de 1500 assinaturas recebeu 23 votos contra dos 16 deputados eleitos do Partido Socialista e dos presidentes de união de freguesia e junta presentes na reunião.

A favor votaram oito deputados da coligação PSD/CDS, dois do Bloco de Esquerda (BE), quatro da Coligação Democrática Unitária (CDU) e um voto do Chega e do Pessoas-Animais-Natureza (PAN). A Iniciativa Liberal (IL) absteve-se.