Maia. Reabilitação do Bairro do Sobreiro recebe menção honrosa do Prémio Nuno Teotónio Pereira

@CMMaia@CMMaia

A reabilitação do empreendimento de habitação social do Sobreiro, no centro da Maia, foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo do setor imobiliário em Portugal. A cerimónia de entrega das distinções decorreu esta segunda-feira 30 no Museu da Eletricidade, em Lisboa. 

A menção honrosa foi atribuída à Espaço Municipal, a empresa municipal responsável pela obra, e enquadrou-se na categoria “Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público” do prémio. Note-se que este projeto foi desenvolvido entre 2017 e 2018 pelo arquiteto e administrador executivo da Espaço Municipal, Nuno Antunes Lopes, e pela arquiteta Sofia Mota.

A reabilitação do Bairro do Sobreiro está inserida num programa de regeneração urbana e de reabilitação do edificado daquele conjunto habitacional e do espaço público, hoje transformado nos Jardins do Sobreiro, “concretizando a estratégia e a visão da Câmara Municipal da Maia”, descreve a autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, diz que “esta menção honrosa vem reconhecer a autêntica revolução que está ali em curso, abrindo todo aquele empreendimento habitacional à cidade, qualificando a paisagem urbana, que hoje se integra num harmonioso contínuo do espaço público, com artérias amplas, com espaços verdes generosos e áreas de fruição ao ar livre melhoradas”. O autarca acrescentou ainda que “é sempre gratificante obter o reconhecimento externo, por parte de entidades públicas cuja credibilidade e prestígio são inquestionáveis”.

Note-se que este projeto reabilitou 11 edifícios do complexo habitacional, com o objetivo de melhorar o conforto térmico das habitações. A aplicação de um sistema de ar de fachada ventilada com isolamento térmico, a substituição das caixilharias por novas com vidro duplo, a renovação da cobertura dos edifícios e a requalificação da imagem exterior são alguns exemplos das intervenções desta obra, enquadrada no programa Norte 2020.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira distingue e incentiva as boas práticas nas áreas de atuação do IHRU, quer na vertente de Reabilitação Urbana, quer na vertente de Produção Científica. A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de reabilitação urbana e 10 candidaturas na vertente de trabalhos de produção científica.