Município de Gondomar reforça ajuda às pessoas sem-abrigo nesta vaga de frio

DR@CMGONDOMARDR@CMGONDOMAR

A Câmara Municipal de Gondomar reforçou a ajuda às pessoas sem-abrigo do concelho ao longo desta semana, atendendo às previsões de uma vaga de frio para os próximos dias. Para que possam fazer face às temperaturas baixas previstas, foram distribuídos cobertores e roupas que ajudem a manter o calor corporal.

Estas ações no terreno decorrem no âmbito do projeto “API – Acolher, Proteger e Incluir”, que junta os técnicos do município e da delegação de Gondomar/Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa. É feito um acompanhamento regular para garantir a satisfação das necessidades pessoais e sociais destas pessoas, mas também para responder às principais linhas estratégicas do projeto como a promoção da igualdade de oportunidades e o acompanhamento de todos os casos identificados. 

A Vereadora da Coesão Social, Cláudia Vieira, acompanhou algumas das ações que decorreram esta semana e defende que “é preciso entender a complexidade desta realidade social, a especificidade de cada um destes casos” previamente identificados pela autarquia. Para a responsável, cabe ao poder local “fazer tudo o que está ao nosso alcance para apoiar as pessoas nas suas necessidades atuais, mas sobretudo ajudá-las a terem uma melhor perspetiva de futuro”, conclui.