Após requalificação, Museu Mineiro de S. Pedro da Cova reabriu portas com nova exposição que homenageia a mulher

O Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em Gondomar, reabriu ao público no passado sábado 17 depois de alguns meses fechado para obras de requalificação. Mais tecnologia e interatividade estão entre as novidades do espaço, bem como uma exposição permanente dedicada às mulheres mineiras. A inauguração contou com a presença de mais de uma centena de pessoas.

“Valorização do Trabalho das Mulheres Mineiras” é o nome da nova exposição permanente, que “visa enaltecer o trabalho socioeconómico desempenhado pelas mulheres no contexto da identidade mineira da vila”, explica a Câmara Municipal de Gondomar.

Mas há mais novidades. A experiência do visitante é agora mais imersiva, já que pode entrar dentro de um túnel de mina e sentir-se, de facto, um mineiro, graças à presença de realidade virtual e aumentada que recria momentos do quotidiano neste trabalho.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que marcou presença na cerimónia de inauguração, “este não é um projeto acabado e os trabalhos no museu foram mais uma etapa na reabilitação de todo o espaço envolvente do Cavalete do Poço de São Vicente”.

No seu discurso, a Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Sofia Martins, destacou o facto de este “ser um museu único no país” e sublinhou a importância do equipamento museológico para a união de freguesias pelo potencial de atrair visitantes.

Esta obra de requalificação foi feita pela Junta de Freguesia em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar. O Museu Mineiro de São Pedro da Cova está aberto para visitas de terça-feira a sábado das 10.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30.