António Silva Tiago: “É com grande esperança que olho para o futuro da saúde na Maia”

Uma nova unidade de cuidados de saúde personalizados em Milheirós, uma nova unidade de saúde familiar em Pedras Rubras e a criação do Parque de Saúde da Maia estão entre os novos projetos que fazem com que o Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, olhe “com grande esperança” para o setor da saúde no concelho. Estas declarações foram feitas à margem da apresentação do Plano Local de Saúde (PLS) Maia/Valongo, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Sobre o futuro Parque de Saúde da Maia, o autarca esclareceu que vai “acomodar as valências já existentes no território”mas também “oferecer outras respostas diferenciadas”. Entre elas, psiquiatria, psicologia, terapia da fala, nutrição, saúde oral, um centro de diagnóstico integrado (com imagiologia, análises clínicas, diagnóstico pneumológico, reabilitação respiratória e funcional, ginásio para preparação de maternidade, observação de crianças, entre outros.

O esforço da autarquia na área da saúde foi destacado pelo Ministro da Saúde. Manuel Pizarro disse que “a Maia foi o primeiro concelho do país com cobertura plena de médicos de família” há cerca de 15 anos, altura em que a falta de profissionais de medicina geral e familiar se fazia sentir em todo o país.

O Plano Local de Saúde trata-se de um documento que não só identifica os problemas e necessidades de saúde da população como define estratégias para colmatar essas necessidades e, em simultâneo, procura ser uma referência para as políticas de saúde da comunidade. No fundo, tem como objetivo “ser um instrumento de governança que auxilia a gestão e a tomada de decisões dos líderes de saúde locais”, explica a autarquia em comunicado.

Nesta sessão de apresentação, que decorreu na sexta-feira 16, estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Emília Santos, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, o Diretor Executivo do ACES Maia/Valongo, Júlio Nunes, e ainda Paula Moura em representação da Administração Regional de Saúde e Lúcia Costa, em representação da Diretora Executiva do Centro Hospitalar e Universitário S. João.