A empreitada agora concluída, representa um investimento na ordem dos 290 mil euros.
A partir de agora é mais fácil chegar à Junta de Freguesia de Águas Santas, onde funciona também uma dependência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Maia (SMAS) e a sede do Eixo Atlântico, além de outros serviços públicos.
Esta terça-feira, dia 24, apesar da chuva, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, quis assinalar a conclusão de uma obra que considera de “extrema importância para a rede viária de uma das maiores freguesias do Município, uma vez que até agora o edifício público possuía uma acessibilidade pedonal deficitária”.
A empreitada agora concluída, que representa um investimento na ordem dos 290 mil euros, permitiu efetuar a ligação da Rua D. Afonso Henriques à Rua de Joaquim de Vasconcelos, numa extensão com apenas 72 metros, melhorando significativamente a acessibilidade pedonal ao equipamento público. Uma vez que, apesar do edifício se situar a cerca de 100 metros da Rua D. Afonso Henriques, antiga EN 105, era preciso fazer um percurso com mais de 500 metros de extensão para se aceder ao equipamento público a partir deste arruamento municipal.
O acesso pedonal aos serviços instalados naquele centro cívico era muito dificultado, contribuindo, desta forma para a exclusão principalmente da população com mobilidade condicionada.
A rua passa assim a ter uma escala condicente com os arruamentos envolventes, ou seja, é constituída por um perfil com uma faixa de rodagem de dois sentidos, ladeada por dois passeios. Foi ainda implementado duas áreas de estacionamento.
O prazo de obra foi de 7 meses e teve 1 mês de prorrogação devido à necessidade de se executarem trabalhos na rede de distribuição de energia por parte da E-Redes, confirmou a autarquia.
PUB