Plano Local de Saúde de Valongo apresentado esta sexta-feira

A Apresentação do novo Plano Local de Saúde de Valongo (PLS 23/25) realiza-se hoje, sexta-feira, dia 30 de dezembro, às 12h00, no Auditório Dr. António Macedo, sito no Fórum Vallis Longus, Avenida 5 de Outubro, contando com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O PLS 23/25 foi elaborado pela nova equipa de Saúde Pública do ACeS Maia Valongo que utiliza a metodologia participativa e tem vindo a trabalhar com as estruturas municipais e concelhias de Valongo e da Maia, em encontros regulares para elaboração do diagnóstico, eleição das prioridades e definição dos objetivos.

No que diz respeito ao PLS 23/25, a Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Valongo colabora com a equipa de Saúde Pública do ACeS Maia/Valongo na recolha de dados e na definição de prioridades e metas, com a disponibilização de informação sobre o que está a ser feito no território ao nível da promoção de saúde. A equipa da Unidade de Saúde da Autarquia participa também no desenho de intervenções em parceria, reforçando ações e programas existentes, ajustando-os aos objetivos definidos.

Os Planos Locais de Saúde são instrumentos de gestão das ARS para decisão, contratualização e avaliação da situação de saúde das comunidades.