É oficial: sete anos depois, acabaram as obras da A4 no túnel de Águas Santas

@DR

Depois de sete anos de obras e constrangimentos a cerca de 80 mil condutores por dia, a Brisa anunciou esta quinta-feira a conclusão das obras da Autoestrada 4 (A4) no túnel de Águas Santas, que tem agora quatro vias em cada sentido.

O fim da obra no sublanço entre Ermesinde e Águas Santas acontece depois da abertura das quatro vias no sentido Porto/Amarante no início do mês, dia 7 de dezembro. “Os cerca de 80 mil veículos diários que circulam naquele importante eixo viário da região Norte passaram, a partir das 12 horas de hoje, a dispor também de quatro vias no sentido contrário”, informou a concessionária Brisa.

Apesar do anúncio de que as obras estariam terminadas no final do ano, esta abertura antecipou o término da empreitada que custou 43 milhões de euros. Este valor serviu para a “a construção de uma terceira galeria do Túnel de Águas Santas”, a “reabilitação das duas galerias existentes, a materialização de duas vias de circulação adicionais, em ambos os sentidos daquele sublanço, e a reformulação do Nó de Ermesinde”, explica a empresa em comunicado.

Recorde-se que as obras de alargamento da A4 entre Ermesinde e Águas Santas tiveram início em 2015 com previsão de duração de apenas dois anos, mas, passado esse tempo, a obra parou por impugnação judicial. Os trabalhos foram retomados em 2018 e chegam agora ao fim antes do prazo previsto.