Desporto adaptado está a tornar-se realidade na Maia

A Câmara Municipal da Maia está a implementar o projeto Maia Desporto Adaptado (MDA) que permite que o desporto faça parte do dia-a-dia de pessoas com deficiência. Para já, o projeto funciona com os utentes da Criança Diferente – Associação de Amigos, mas vai estender-se a outras associações e explorar modalidades como boccia, polybat, ténis de mesa e slalom.

A próxima associação a integrar a iniciativa será a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Para o futuro, está ainda prevista a implementação de novas modalidades, o alargamento da participação às diferentes faixas etárias, desde a idade escolar até adultos, e também o alargamento a todas as pessoas com deficiência, quer estejam institucionalizadas ou não.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, este “é mais um passo cumprndo na estratégia seguida pela Câmara Municipal no que toca à igualdade de acesso ao desporto para todos. Assumimos e estamos a honrar o compromisso de criar um programa de atividades
desportivas adaptadas para pessoas com deficiência. Estamos a desenvolver um Plano de Acessibilidade das instalações desportivas da Maia para que as pessoas com deficiência possam aceder e praticar desporto nas mesmas, tornando essa realidade ainda mais democrática e inclusiva”, descreve o autarca.

De acordo com nota enviada às redações, entre os propósitos da implementação do projeto Maia Desporto Adaptado está fomentar de aprendizagem e desenvolvimento de aptidões nas pessoas com limitações funcionais, a melhoria da autonomia destas pessoas através do desenvolvimento da condição física e também o desenvolvimento cognitivo.