Município vai condecorar Associação Desportiva de Valongo com Medalha de Valor Desportivo

A cerimónia de atribuição da Medalha de Valor Desportivo à Associação Desportiva de Valongo (ADV) terá lugar no próximo dia 18 de novembro de 2022, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo, esta distinção pretende homenagear a ADV pela conquista da Taça Continental de Hóquei em Patins, o seu primeiro título Internacional, no escalão de seniores, do World Skate Europe – Rink Hockey, feito que muito prestigia a Associação Desportiva de Valongo e o Concelho de Valongo além-fronteiras.

“Valongo respira Hóquei em Patins. Depois de um campeonato nacional e tantas outras vitórias, esta primeira conquista internacional da ADV vem reforçar ainda mais o amor pela modalidade e é um grande motivo de orgulho, não só para o concelho de Valongo, mas também para Portugal”, considera José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Fundada em 1955, a Associação Desportiva de Valongo tem revelado um trabalho louvável no desenvolvimento da modalidade de Hóquei em Patins, nomeadamente ao nível das camadas jovens, contando também no seu palmarés, um Campeonato Nacional Sénior, uma Supertaça, várias participações na Liga Europa, assim como títulos de Campeões Nacionais nas camadas de formação e títulos a nível internacional, ao vencer por cinco vezes consecutivas o Torneio do Eixo Atlântico, em representação do Município de Valongo, na cidade da Corunha, na Galiza.

A ADV tem-se tornado assim numa referência nacional ao nível da formação de atletas de alta competição, com participações internacionais e com inúmeros atletas de formação e seniores em representação das nossas seleções nacionais desta modalidade. Nomes sonantes do hóquei patins nacionais, como o caso de Américo Moreira, Nora, António Vale, Vitor Bruno, Alves, Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Telmo Pinto, João Souto e Rafa, são alguns de muitos atletas que passaram por este clube e que representaram a Seleção Nacional de Hóquei em Patins, conquistando muitos deles o título de Campeões Europeus e Mundiais com a camisola das quinas ao peito.

Nos dias 18 e 19 de setembro, em Itália, a ADV participou na Final-Four da Taça Continental, vencendo na meia-final o CP Calafell e na Final o GSH Trissino, conquistando assim o primeiro título Internacional, no escalão de seniores, do World Skate Europe – Rink Hockey.