O Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado, concelho de Valongo, recebe hoje uma nova exposição que mostra como era a característica festa de São João nos anos 30 do século passado. A inauguração é esta sexta-feira às 21.30.
Esta exposição é “dedicada aos primeiros estudiosos que se debruçaram sobre a sua investigação. Nesta altura, Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior recolhe as imagens em movimento mais antigas que se conhecem da Bugiada e Mouriscada e, nas décadas seguintes, continuou a dar atenção à festa. Igualmente, na mesma altura, em 1932, estão presentes nesta manifestação a etnógrafa e folclorista Violet Alford e o diplomata, folclorista e musicólogo Rodney Gallop. Ambos viriam a publicar estudos sobre a festa nos anos que se seguiram”, explica a organização.
Além de todos estes registos de Santos Júnior, Alford e Gallop, a exposição é enriquecida com fotografias de Armando Leça, folclorista e etnomusicólogo que marcou presença no São João de Sobrado na mesma época.
Promovida pela Câmara Municipal de Valongo e com o apoio da Associação São João de Sobrado, a exposição vai estar no CDBM até ao dia 30 de dezembro das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 de segunda-feira a sexta-feira.