Valonguense de 94 anos faz 200 quilómetros semanais em bicicleta

António Castro tem 94 anos e é reformado. Foi empresário, tendo sido dono de uma empresa na área da lousa.

Agora é notícia porque, apesar da sua idade, percorre todas as semanas cerca de 200 quilómetros em cima da bicicleta, seja em estradas do concelho de Valongo, seja um pouco por todo o norte do país. Não é difícil vê-lo, por exemplo, a percorrer a ciclovia municipal nos Lagueirões.

Desde os 15 anos que pratica ciclismo e o sonho de ser profissional terminou aos 20 devido a um problema de saúde. Recuperou a capacidade ao fim de dez anos, mas já era tarde. E por falar em problemas de saúde, António Castro esteve parado aos 91 anos por causa de um acidente, mas aos 92 regressou.

Entre os seus percursos, integrou durante anos um grupo que fazia a ligação Porto-Vigo e Porto-Pontevedra com organização da Associação de Cicloturismo do Porto. António Castro conta a história de que, num desses percursos, o presidente da Associação destacou a presença e performance de um cicloturista de 78 anos. E diz o valonguense que alguns companheiros se levantaram e disseram: “atenção senhor presidente que está aqui um cicloturista que já tem 86 anos (a idade que António Castro tinha na altura)” e todos ficaram admirados porque não aparentava essa idade.

Outra história que António Castro conta passou-se numa das últimas Voltas a Portugal. A RTP preparou um programa para falar da chegada ao Monte de Senhora da Assunção e convidou António Castro para fazer a subida. Quando da produção lhe perguntaram se queria que o fossem buscar a Valongo, o cicloturista valonguense respondeu: “Mas para quê? Eu vou é de bicicleta”. E foi.

Questionado sobre o segredo desta longevidade a andar de bicicleta, António Castro refere não saber e só diz que “nunca esperei chegar a esta idade e ainda conseguir praticar a modalidade que mais gosto. Mas cá ando e andarei até não poder mais”.

Ainda sobre a prática do ciclismo, refere ser uma modalidade que não olha a classes: na estrada andam trolhas e licenciados, lado a lado, seja qual for o estrato social.

António Castro integra vários grupos de amigos, de Valongo e não só, que fazem os seus passeios de bicicleta habituais pelas ruas valonguenses e da região. (foto em baixo com alguns desses amigos)

“Tenho muitos amigos” diz ele aconselhando a que ninguém faça grandes viagens sozinho, até porque, diz “se não estivesse acompanhado num passeio a Entre-os-Rios poderia ter ficado no sítio quando caí a determinada altura, porque isso aqui fica o conselho”.

António Castro é o associado número 1 do Clube Recreativo de Valongo.

Fotos: Foto DM
Texto: Agostinho Duarte

pub