Feira das Cebolas na Maia

Feira das Cebolas. Tradição vai ser recriada na Maia no último fim-de-semana de agosto

A Praça 5 de outubro, na Maia, vai recuar no tempo no sábado 27 e no domingo 28 de agosto graças à recriação histórica da Feira das Cebolas, uma tradição da cidade. Haverá cebolas, é certo, mas muito mais.

A escolha da data para este evento não foi ao acaso. Era habitual que a Feira das Cebolas acontecesse sempre no último fim-de-semana de agosto. Nesta recriação histórica, vai poder comprar cebolas, fumeiro e doçaria, provar alguns petiscos feitos com o ingrediente que dá mote ao evento e ainda assistir a performances de animação de rua.

Promovida pelo Museu de História e Etnografia da Terra da Maia, a Feira das Cebolas conta com a colaboração do Grupo de Folclore Os Fontineiros da Maia, responsáveis pela confeção de alguns petiscos à moda antiga.

De acordo com a organização, este evento “visa sobretudo a salvaguarda do património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes da Maia”, mas também “sensibilizar a população para as tradições, mantendo-as vivas sempre com os olhos postos no futuro”, lê-se na página de Facebook do evento.

Depois de ficar a conhecer esta tradição, pode aproveitar para visitar o Museu de História e Etnografia da Terra da Maia, no mesmo local, onde encontra um filme sobre a produtora Invicta Filmes e Raul de Caldevilla; participar em oficinas para crianças ou usufruir de uma visita guiada, estas últimas atividades com agendamento prévio.

O espaço museológico está aberto no período da manhã das 09.00 às 12.30, à tarde das 14.00 às 17.30 e também à noite, com abertura às 20.00 e fecho às 24.00. Não tem mesmo desculpas para não marcar presença neste evento e visitar, de seguida, o museu. 

Texto: Bárbara Baltarejo

pub