Na passada quinta-feira, dia 25 de agosto, as chamas atingiram a zona de Foz do Sousa, em Gondomar. Esta segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, acompanhado pela Vereadora do Ambiente, Ana Luísa Gomes, e pela Vereadora do Turismo, Sandra Almeida, visitaram os locais mais afetados para fazer um levantamento dos principais danos e avaliar medidas para recuperar o território.
“A visita serviu sobretudo para avaliar de que modo é que o incêndio afetou uma zona com importância histórica, turística e ambiental. O trabalho que começou hoje é pensar de forma transversal a recuperação plena deste património natural com vista a torná-lo ainda mais resiliente no futuro”, explica o Presidente da Câmara Municipal. Marco Martins acrescenta que “tudo o que for feito será em sinergia com a população local, que ao longo dos anos muito contribuiu para a valorização deste território”.
Prova disso mesmo é que, além do Executivo, a visita aos locais afetados pelo incêndio contou com a presença d’Os Rapazes de Jancido e outros membros da comunidade local. O percurso da linha de Midões, PR1 foi parcialmente afetado pelo fogo, mas os Moinhos de Jancido, “ex-libris daquela zona e potencial turístico do território”, como descreve a autarquia em notícia publicada no site municipal, não foram atingidos.
pub;
