Jogos do Eixo Atlântico na Maia de 3 a 8 de julho

O Município da Maia vai ser o anfitrião da XIV Edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que decorrem entre os dias 3 e 8 de julho de 2022.

Depois do adiamento por um ano por causa da pandemia, estima-se que participem na edição deste ano cerca de 2300 atletas, representativos de 28 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza. É o maior número de participantes desde a fundação dos jogos, em 1995, consolidando a marca: “Maia, Cidade do Desporto”.

A edição deste ano vai contar com 28 delegações – 16 portuguesas e 12 espanholas, compostas por jovens, com uma idade máxima de 16 anos, que vão competir em cinco modalidades distintas, incluindo desporto adaptado.

Do lado de cá da fronteira, já estão confirmadas delegações da Maia, Matosinhos, Gondomar, Bragança, Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Peso da Régua, Valongo, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Amarante, Guimarães e Póvoa de Varzim.

A apresentação aos media acontece dia 13 de junho, pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.

A apresentação do evento vai ser efetuada pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez Mao.

Os Jogos do Eixo Atlântico surgiram em 1995 com o objetivo de promover o desporto, o convívio entre os jovens, bem como melhorar o conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.

Foto: Arquivo Eixo Atlântico