Empresa valonguense Soplast brilha em Hannover com um cockpit inovador

A empresa valonguense Soplast está a brilhar na Hannover Messe com um cockpit automóvel desenvolvido em parceria com a Universidade de Coimbra e patenteado a nível internacional

A Eco Sapo recorda hoje que “na madrugada de 3 de outubro de 2016, um incêndio destruiu por completo as instalações da Soplast, detida por Frederico Moura e Armando Alves e que emprega atualmente 70 pessoas em Valongo. Quase seis anos depois daquele que foi “o maior azar da [sua] história” iniciada em 1980, a empresa especializada na produção de componentes termoplásticos para os setores automóvel, construção e eletrónica está na Hannover Messe renascida (literalmente) das cinzas, tendo faturado perto de 8,4 milhões de euros no ano passado.

Depois de se ter estreado em 2019 nesta que é a maior feira do mundo no setor da tecnologia industrial, a empresa que reconstruiu a fábrica na freguesia de Campo começou esta segunda-feira a mostrar que “[leva] muito a sério a participação” neste evento. O diretor-geral, Henrique Rézio, descreve ao ECO como um “momento histórico” a apresentação mundial do UNIC2, um cockpit automóvel desenvolvido em parceria com a Universidade de Coimbra e já patenteado a nível internacional, que “faz uso de uma tecnologia única de eletrónica elástica capaz de ser integrada em geometrias ilimitadas e em vários materiais”.

O protótipo da Soplast é um dos destaques no hall da feira que concentra o maior número de empresas portuguesas e que foi visitada pelo primeiro-ministro António Costa.

Foto: Eco Sapo