Começa dia 2 de maio – Onomatopeia distingue escritor Álvaro Magalhães

O Onomatopeia – Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo decorrerá de 02 a 08 de maio em vários espaços do município.
Na programação destaca-se a homenagem ao escritor português Álvaro Magalhães e a exposição coletiva de ilustração “Os Traços da Guerra” dedicada à Ucrânia.
Para homenagear Álvaro Magalhães, a Câmara Municipal de Valongo criou um prémio destinado a obras de literatura infantojuvenil de Portugal e Espanha. O prémio ibérico será anual, com um valor monetário de 5.000 euros, e pretende reconhecer a melhor obra de literatura portuguesa ou espanhola editada no mercado nacional no ano anterior ao galardão. A obra vencedora, escolhida por um júri, será anunciada na edição de 2023 do festival.
Esta é uma forma de Valongo lembrar os 40 anos de vida literária de Álvaro Magalhães, e o escritor estará presente no Onomatopeia, numa sessão a 06 de maio, que contará com uma conversa, moderada pelo editor Rui Couceiro, e com leituras de excertos de obras.
Além da homenagem a Álvaro Magalhães, outro dos destaques do festival é a inauguração de uma exposição coletiva de ilustração, temática, dedicada à Ucrânia, no Fórum Cultural de Ermesinde. Na exposição “Os Traços da Guerra” estarão presentes mais de 100 ilustradores, dos quais 19 são ucranianos, partilhando a sua visão sobre o conflito e apelando à paz.
A quarta edição do Onomatopeia contará com mais de 80 horas de programação, repartida entre Valongo e Ermesinde, e com mais de 30 convidados, entre autores, ilustradores, contadores de histórias, músicos e artesãos.
Entre os autores portugueses presentes na mostra estarão André Carrilho, Cátia Vidinhas, Marta Madureira, João Fazenda e Nuno Saraiva.
A programação contempla iniciativas para públicos escolares, famílias e também para adultos. Voltará a haver “batalhas entre escritores”, nas quais é proposta a criação de histórias inéditas ao vivo, sendo este ano convocados autores como Raquel Patriarca, David Machado, Carlos Granja e Joana Estrela.
Haverá ainda oficinas de histórias e de ilustração, apresentação de livros, sessões de contos, intervenções artísticas nas ruas, conversas com escritores e um mercado.
O festival Onomatopeia decorrerá na Biblioteca Municipal de Valongo, no Largo do Centenário, na Oficina da Regueifa e do Biscoito e no Fórum Cultural de Ermesinde.

pub