CD Sobrado alia-se a Academia para apoiar futebolistas refugiados da Ucrânia

A guerra com a Rússia interrompeu a vida de milhões de ucranianos, deixou projetos em suspenso e adiou os sonhos de muitos.
Mas a solidariedade despertou um pouco por todo o Mundo e a sensibilidade às imagens do conflito veiculadas pelas televisões levou a “Yousports Academy”, sediada em Sobrado, a abrir as suas portas para acolher jovens futebolistas ucranianos, cuja formação ou carreira acabou cortada abruptamente. “Temos espaço para receber um máximo de três jovens acima dos 15 anos e estamos dispostos a assumir os custos da estadia deles aqui, juntamente com o CD Sobrado, contou Tiago Silva, administrador da “Yousports Academy”. “Queremos acolher futebolistas ucranianos, independentemente da qualidade que possam ter, tirá-los daquele pesadelo, dar-lhes paz, estabilidade e integrá-los na nossa academia, treinando com a equipa B do CD Sobrado, num primeiro tempo. Mas o que queremos mesmo é dar-lhes condições para seguirem com o sonho e continuarem a fazer o que mais gostam, tudo em colaboração com o CD Sobrado, que também se prontificou logo a apoiar esta iniciativa”, juntou ainda.

A ideia não se ficou pelo primeiro impulso e não demorou a seguir o seu caminho através da Associação de Futebol do Porto, que já tinha lançado recentemente uma iniciativa em parceria com a UNICEF para angariar fundos com o objetivo de ajudar crianças ucranianas. “Começamos através das redes sociais, onde manifestamos o interesse em apoiar jovens ucranianos, e enviamos um e-mail à Associação de Futebol do Porto e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a explicar o projeto. A associação encaminhou-nos para o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e estamos, nesta altura, a aguardar feedback para avançarmos”, explicou Tiago Silva. Além da AF Porto, da FPF e do IPDJ, a “Yousports Academy” também apresentou o projeto ao Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados (NAIR), tendo já recebido a promessa de um contacto para breve para desenvolverem a iniciativa. “Se outros clubes pudessem fazer o mesmo já seria uma boa ajuda para o povo ucraniano, porque no fundo todos temos obrigação de ajudar e neste caso podemos servir de exemplo e mostrar que o futebol sabe ser solidário quando é necessário e que não é insensível ao que se passa no Mundo”, comentou.

Nos próximos dias, a “Yousports Academy” deverá ver finalizado o ginásio que se encontra em fase de acabamento, uma infraestrutura essencial para o funcionamento de um projeto que começou a ganhar dimensão há um ano. “A nossa academia em Sobrado conta também com 12 quartos duplos, um refeitório com cozinheira a tempo inteiro, uma sala de convívio, tudo equipado com WiFi, porque temos jogadores estrangeiros a fazer os seus cursos remotamente. Pelo que me parece que temos as condições necessárias para acolher os futebolistas ucranianos que desejarem vir para cá”, frisou. “Em termos técnicos, vamos poder contar com um Personal Trainer no ginásio, que vai trabalhar em coordenação com as equipas técnicas do CD Sobrado e um treinador na academia para treino específico individual”, partilhou ainda. Estas são as condições com que os jovens refugiados poderão contar, sendo que um diretor promete fazer o acompanhamento de perto nos primeiros meses. Além destas mais-valias que quer pôr à disposição dos refugiados, Tiago Silva não colocou ainda de parte a possibilidade de outros apoios serem postos a funcionar, em caso de necessidade, mantendo as portas abertas a quem se quiser associar à iniciativa solidária. “Quem quiser colaborar connosco, poderá sempre contactar o CD Sobrado”, sublinhou.

Parceria com o CD Sobrado ia dando frutos…

A “Yousports Academy” nasce de uma parceria com o CD Sobrado para os próximos cinco anos e conta atualmente com 13 atletas nas suas instalações. “Alguns dos nossos jogadores já saíram para outros projetos, como o Issa Seidi que veste hoje a camisola do FC Maia Lidador, que disputa a fase de subida da Divisão de Elite da AF Porto. O Igor Ribeiro saiu para a União de Montemor, que disputa o Campeonato de Portugal. Mas temos ainda o caso do Rick, que saiu da academia para o Sertanense, onde vai disputar a fase de subida à Liga 3”, resumiu Tiago Silva. O projeto de futebol sénior com o CD Sobrado esteve à beira de dar frutos, logo no primeiro ano, levando a equipa a disputar o apuramento para a fase de subida da Divisão de Elite até às últimas jornadas da Série 3 e a terminar no terceiro lugar com os mesmos 32 pontos que o FC Vilarinho, segundo classificado e apurado. “A ideia é recebermos atletas que queiram tentar a sua sorte no futebol português e jogar na equipa principal do CD Sobrado para se mostrarem. Nos casos de jogadores mais jovens, queremos proporcionar formação e dar a conhecer uma nova realidade”, explicou.

Texto e foto: AF Porto