O melhor da gastronomia portuguesa em “A Regional Valonguense”

O Restaurante “A Regional Valonguense” é uma referência na gastronomia da região e quando nos soa ao ouvido onde há bons pitéus não descansamos enquanto não comprovarmos esta realidade e foi o que aconteceu, deslocamo-nos a Valongo e conversamos com o responsável Ismael Lourenço.

Com provas dadas desde a sua existência, a Regional Valonguense dispõe de uma ementa diversificada de pratos e sobremesas de grande qualidade, além de um excelente serviço e bom preço. Com a gerência de Ismael Lourenço, já há 25 anos na casa, este restaurante tem provas dadas em todos estes anos, sendo Líder PME 2020, PME Top 10% e PME Top 25%, o que é de realçar. Tem 3 salas com todas as condições para servir, além dos almoços e jantares, casamentos, batizados e grupos, além de uma esplanada, assim como serviço de catering. Com a pandemia do Covid 19, foi necessária a readaptação de serviços com a introdução do Takeaway e a entrega em casa, serviços que se mantêm “face à confiança depositada em nós, caso não queiram deslocar-se ao restaurante, além das questões sanitárias, separação de mesas, dando o maior conforto e proteção a quem vem cá. No nosso restaurante temos a preocupação com o próximo, onde se recicla todo o que é possível, nomeadamente, resíduos orgânicos, papel, cartão, latas e até as rolhas de cortiça.”, frisou o responsável.

Para além da variedade de entradas, na grande lista de pratos, sob a responsabilidade do chef Jorge Lourenço, é de destacar a Posta à Regional, Cozido à Portuguesa, Cabrito assado no forno, Bacalhau à Regional e Polvo assado no forno, tudo confecionado com aquele toque da cozinha regional portuguesa, entre outros petiscos. Além de os pratos serem todos elaborados com muito carinho e sempre para que sejam uma experiência única, também atrai os clientes a vasta gama de vinhos de todas as regiões, nacionais e alguns estrangeiros, a grande relação qualidade/preço e o serviço especializado. Esta casa também comercializa outras marcas próprias, nomeadamente: para compotas a marca Vanuskas, para licores o Código 69 e para azeites, o Olival da Carolina. “Temos um grande amor pela comida verdadeira, por tudo o que é fresco, autêntico e saudável”, destaca Ismael Lourenço. A Regional Valonguense tem uma vasta equipa de colaboradores, coesa e afável que contribuem para a satisfação do cliente e reputação deste estabelecimento.

A Génese ….

Sobre a sua chegada ao estabelecimento Ismael Lourenço recorda, “comecei como funcionário e com o passar dos anos adquiri o restaurante e hoje sou o mais antigo da casa, sendo este trabalho a minha vida e acredito que melhorei bastante a Regional Valonguense de ano para ano, mas mantendo sempre o toque tradicional do sabor regional. “Quando se trabalha com bons produtos é certo que os resultados são positivos e é esse o segredo desta casa, além da qualidade do serviço e o manter uma tradição desde 1985. No que concerne à carta de vinhos, a nossa oferta é única, pois além de termos criado várias marcas associadas ao restaurante, como as marcas Leonês e Bubêla, dispomos de uma garrafeira bastante selecionada, com mais de 900 variedades de todas as regiões do país, contando sempre com a sugestão do sommelier João Lourenço para cada momento e podendo estes vinhos ser adquiridos no restaurante. Colaborador da empresa desde 1985, sou gerente desde 2001, natural de Mogadouro e residente nesta cidade, e sempre tive o meu percurso profissional nesta área e neste restaurante.”, afirma o responsável.

Visite na
Rua D. Pedro IV, 150, Valongo