Número de infetados por covid 19 estabiliza na região

Segundo o relatório de hoje da DGS acerca da situação epidemiológica na nossa região, o número de casos de infetados está estabilizado.

Assim, Valongo tem 41 casos por cem mil habitantes entre 13 e 26 de maio. Gondomar chega aos 37 e Maia aos 40, enquanto Paredes se fica pelos 31. Ou seja, estes 4 concelhos que temos acompanhado estabilizam por baixo o número de novas infeções, o que faz crer que estejam a resultar as medidas de confinamento e os cuidados que as pessoas estão a ter. De qualquer maneira, as medidas de distanciamento e higiene devem ser mantidas, bem assim como o uso da máscara. Importante é evitar ajuntamentos, pelos que as autoridades não estão a considerar a realização de festas e eventos com muitas pessoas aglomeradas.

Quanto aos números eles são semelhantes a outros concelhos, embora haja alguns com números ligeiramente superiores, como se pode constatar no boletim da DGS: Porto 75 casos, Gaia 48, Matosinhos 65, Trofa 49, Santo Tirso 70, Penafiel 80, Paços de Ferreira 51, Felgueiras 51 e Póvoa de Varzim 43.

Entretanto Portugal registou ontem mais 598 casos de infeção por covid-19 e uma morte provocada pelo vírus. Ao todo desde o início, as autoridades de saúde já detetaram 847.604 casos de infeção e 17.023 óbitos desde o início da pandemia.

O número de internamentos subiu, eestando 246 pessoas em unidades hospitalares, ou seja mais 13 do que anteontem. Nos cuidados intensivos estão 52 doentes, menos um do que no dia anterior.