Desfibrilhadores nos espaços desportivos de Valongo custam 50 mil euros à Câmara

Câmara de Valongo implementa Programa de Desfibrilhadores Automáticos Externos para Salvar Vidas

Com o objetivo de salvar vidas, a Câmara Municipal de Valongo está a implementar o Programa de Desfibrilhadores Automáticos Externos em diversos espaços públicos desportivos. O projeto abrange não só as instalações desportivas municipais (piscinas, estádios e pavilhões, incluindo os das escolas), mas também entidades locais com instalações próprias enquadradas neste objetivo.

O investimento previsto é de 50.985,50€. No total serão instalados 24 desfibrilhadores, distribuídos por 4 estádios, 3 piscinas, 4 pavilhões e 9 escolas municipais e por 4 entidades: Clube de Propaganda da Natação, Atlético Clube Alfenense, Grupo Desportivo e Recreativo da Retorta e Centro Social e Paroquial de Alfena.

“O nosso objetivo é salvar vidas. Queremos garantir que ninguém corre risco de vida pela falta deste equipamento no espaço onde pratica a sua atividade desportiva, seja municipal ou não”, considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, frisando que o projeto implica não só a compra dos equipamentos, mas também as necessárias ações de formação e certificação em suporte básico de vida, para os técnicos utilizarem corretamente os desfibrilhadores.

“Estamos a seguir as boas práticas internacionais e a garantir que nenhum praticante de desporto corre riscos pela falta de um desfibrilhador. Quanto mais cedo se iniciarem as manobras de reanimação, quanto maior for o número de pessoas da comunidade local que tiverem formação em suporte básico de vida e em desfibrilhadores e maior for o número de equipamentos disponíveis e operacionais, maior será a probabilidade de se salvarem vidas humanas”, salienta o autarca.

A existência de um desfibrilhador aumenta a taxa de sobrevivência das pessoas que sofram de problemas cardíacos e, em Portugal, ocorrem todos os anos 10.000 casos de paragem cardiorrespiratória onde apenas 3% das vítimas sobrevivem.

Os protocolos de cedência de desfibrilhadores automáticos externos ao Clube de Propaganda da Natação, Atlético Clube Alfenense, Grupo Desportivo e Recreativo da Retorta e Centro Social e Paroquial de Alfena já foram aprovados em reunião de câmara, prevendo-se que as ações de formação/certificação e a instalação dos equipamentos em todos os equipamentos abrangidos pelo programa se concretizem nas próximas semanas.