Horta e Pomar do Parque do Leça

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, juntamente com o vereador Paulo Esteves Ferreira e o presidente da Junta de Ermesinde, João Morgado, acompanharam o processo de finalização da empreitada Construção de Horta e Pomar – Parque do Leça, em Ermesinde.

Estas obras custaram 189.890,00€ e inserem-se no projeto global de valorização das margens do Rio Leça, que no concelho de Valongo atravessa as freguesias de Alfena e de Ermesinde.

A próxima etapa tem um custo estimado em 1.471.748,87€ e o projeto, já aprovado em reunião de câmara, será executado por fases ao longo de três anos. As intervenções incluem a recuperação de margens e melhoria das condições de drenagem num troço do rio Leça com recurso a técnicas de engenharia natural, a reconstrução de uma ruína de um moinho de água, a criação de rede de percursos pedonais e cicláveis, e a implementação de hortas familiares, inclusivas e acessíveis.

Entretanto, está a nascer a Associação de Municípios – Corredor do Rio Leça», que tem como objetivo a criação e gestão do Corredor do Rio Leça, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre. A Câmara Municipal de Valongo também já aprovou a adesão a esta associação que funcionará em moldes semelhantes à Associação Parque das Serras do Porto, por sugestão do Presidente da Câmara de Valongo.

https://www.jornalnovoregional.pt/2021/02/campanha-de-assinaturas-2/