José Manuel Ribeiro preside pela segunda vez ao Parque das Serras do Porto

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, tomou posse no passado dia 30 de novembro como presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto.

É um orgulho presidir pela segunda vez a esta associação. Este projeto de várias gerações será um exemplo da força de vontade do poder local”, disse o autarca, no ato de tomada de posse, que se realizou sexta-feira ao final do dia, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo.

O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.