Lipor apoia bombeiros de Valongo, Ermesinde e outros

Em 2019, a LIPOR e os Municípios Associados receberam 2.722 toneladas de resíduos, resultantes dos circuitos implementados de recolha seletiva porta-a-porta residencial (papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos alimentares e resíduos verdes). O resultado alcançado, é fruto de um esforço dos municípios e seus munícipes, em cumprir as metas que foram estabelecidas no âmbito da implementação dos projetos de recolha seletiva porta-a-porta residencial. Aumentando-se, desta forma, a quantidade de resíduos enviados para reciclar e para compostagem e evitando-se, consequentemente, o consumo desnecessário de matérias-primas virgens.

Este é um serviço que é de todos, sendo que o cidadão ao colaborar está não só a impactar positivamente o ambiente, como também a comunidade. Em função da quantidade de resíduos recicláveis acolhidos é atribuído um benefício a Causas Sociais de Apoio à Comunidade de cada município, doado através de bens que cada entidade mais necessite. 

Assim, foram empregues 41 mil euros, que foram distribuídos, por várias entidades beneficiárias, são elas:

  • Cruz Vermelha de Espinho;
  • Corporações de bombeiros do município de Gondomar;
  • Associação Rumo à Vida;
  • Lar Missionários do Sofrimento de Águas Santas;
  • Somos nós – Associação para autonomia e integração de jovens deficientes;
  • Corporação de bombeiros da Póvoa de Varzim;
  • Corporações de bombeiros do município de Valongo (Valongo e Ermesinde);
  • Corporação de bombeiros do município de Vila do Conde;

Sendo que no geral, foram entregues equipamentos de proteção individual, diverso material ortopédico, assim como equipamentos para melhorar as condições de funcionamento de determinadas instituições beneficiárias.

Com o mote “Reciclar é Dar+”, este serviço de Recolha Seletiva baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo e presencial porta-à-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais da adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade.

Publicidade