A exposição de Presépios “Natividade” do artista Cristóvam Dias, workshops de olaria com José Ferreira, oleiro de Figurado de Barcelos, pintura de azulejos, a tertúlia “Lendas e Narrativas do Presépio” com Joel Cleto e um mercado de Natal são algumas das atividades que a Casa do Corim vai receber nesta quadra natalícia.
Dinamizadas pela Lipor, numa parceria com o Município da Maia, estas atividades surgem para “aliar a época natalícia à preservação, divulgação e valorização do património cultural”, ideia que serviu como mote para a apresentação de uma programação cultural.
A exposição de presépios “Natividade” de Cristóvam Dias, cedida pela Câmara Municipal de Matosinhos, é composta pela coleção pessoal do artista, cedida após a sua morte à autarquia. Esta mostra reúne obras de alguns dos nomes mais sonantes na cerâmica nacional como Júlia Côta, Os Irmãos Mistério ou Júlia Ramalho, bem como de artistas de outras partes do mundo. A partir de segunda-feira 12, pode ser visitada todos os dias úteis entre as 09.30 e as 16.30 até dia 23, reabrindo de 3 a 27 de janeiro de 2023.
Além da exposição, pode contar com outras atividades: workshops de olaria com José Ferreira, oleiro de Figurado de Barcelos; pintura de azulejos; uma tertúlia-história “Lendas e Narrativas do Presépio” por Joel Cleto e um Mercado de Natal. Este último acontece no sábado 17 entre as 14.00 e as 18.00, com a participação da “Lets Swap” para a troca de vestuário e brinquedos em 2ª mão e venda de produtos biológicos. No dia 14 de janeiro, o Mercado regressa para assinalar o Dia de Reis traz mais uma tradição portuguesa: o “Cantar as Janeiras”.
A Casa do Corim, em Águas Santas, é “um espaço multifuncional, de promoção da sustentabilidade, empreendedorismo, proteção do ambiente e capacitação dos cidadãos para diferentes temáticas ambientais”, descreve a Lipor.