O ábitro valonguense Fábio Melo, de 30 anos, foi promovido pelo conselho de arbitragem à 1ª divisão da arbitragem nacional (mais conhecida como C1). O árbitro de 30 anos (completados ontem dia 2) foi o 2º melhor classificado nesta época na categoria de C2 Elite com 8.308 pontos.
Fábio Melo é filho de José Luís Melo que foi árbitro assistente de Jorge Sousa durante mais de dez anos na primeira divisão.
A juntar-se ao valonguense Fábio Melo da AF Porto sobem ao 1º escalão da arbitragem nacional Hugo Silva (AF Santarém), o melhor classificado, Miguel Nogueira (AF Lisboa), terceiro melhor classificado e Gonçalo Martins (AF Vila Real) por decisão do Tribunal Central e Administrativo do Sul.
Entretanto no ano em que Jorge Sousa e Carlos Xistra deixam a arbitragem, por limite de idade, Artur Soares Dias foi o melhor árbitro da temporada 2019/20. O portuense, único representante português na Elite, teve a pontuação mais alta na classificação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, com 9.310 pontos, ligeiramente à frente de João Pinheiro (9.307). Luís Godinho completa o pódio com 9.266 pontos.