Lenda da Bugiada e Mouriscada contada às crianças

Jardim da Residência Paroquial de Sobrado bem composto para a apresentação do livro ” Era uma vez uma lenda … S, João de Sobrado”.

Existem inúmeras publicações acerca da Bugiada e Mouriscada, uma festa que acontece em Sobrado em dia de S. João e que consiste numa representação da lenda que opõe bugios a mourisqueiros.

Mas para crianças não existia nada e daí que três mulheres tenham decidido avançar para esta publicação com o titulo “Era uma vez uma lenda … São João de Sobrado”, cuja apresentação decorreu no Jardim da Residência Paroquial de Sobrado, em pleno Largo do Passal e com uma boa presença de pessoas, apesar de ser domingo. Para além das palavras das autoras, a apresentação contou com a moderação de Manuel Pinto e com a apresentação de Rute Andrade.

O evento contou ainda com a animação musical de Tony Knofler e Tatiana.

As autoras explicaram como nasceu o projeto e a forma como decorreu o processo de criação da obra.

“Era uma vez uma lenda … São João de Sobrado”, é então uma adaptação da lenda do São João de Sobrado, para os mais pequenos (crianças e jovens) é da autoria de Céu Rocha, Marisa Vieira e da ilustradora Carla Monteiro.

Sem querer desvendar o enredo, esta versão conta a história de Samira, que era uma criança linda, cheia de vida, muito animada e rebelde. Vivia no cimo de uma montanha bem lá no cimo, onde o vento soprava forte e fazia esvoaçar os seus longos cabelos cor de fogo. Era conhecida por Cuca, em homenagem à serra onde vivia e brincava – a serra de Cuca Macuca. O Rei Mouro, seu pai, era um homem austero, frio e distante, mas no seu íntimo amava a sua filha mais do que tudo… mais até do que o seu próprio reino. Quando a sua filha ficou doente, nada o impediu de procurar pela graça de S. João. O que aconteceu depois? Isso só lendo o livro e apreciando as ilustrações.

O livro pode ser adquirido em vários locais, por exemplo em Valongo no Quisque Grilo, Casa Branco Papelaria, Papelaria Ducal, A Gruta Sabores da Serra, Papelaria Garotinha (Sobrado), Loja Moreiras (Sobrado), Drogaria Central de Sobrado e Cafetaria e Snack Lindo (Sobrado).

publicidade