Bugiada e Mouriscada na final regional das 7 maravilhas da cultura popular

A Bugiada e Mouriscada de Sobrado já é Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A candidatura é do Município de Valongo e conta com o apoio e parceria da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e da Associação da Casa do Bugio.

Em competição com a Bugiada e Mouriscada vão estar as seguintes seis concorrentes; Filigrana de Gondomar, Festas do Senhor de Matosinhos, Bailes do Corpo de Deus Cavalhada de Penafiel, Santeiros de São Mamede de Coronado, Rendas de Bilros e Rusgas ao Senhor da Pedra.

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares. Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® – SICAL, no prime-time da RTP.

Na sua página de fecebook, a Associação Casa do Bugio refere que “é com enorme orgulho a Associação da Casa do Bugio, comunica a todos sócios e apaixonados pela nossa festa que a Bugiada e Mouriscada de Sobrado já é Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular®.
Muitos Parabéns aos Bugios e Mourisqueiros! Muitos Parabéns a Sobrado! Muitos Parabéns ao Concelho de Valongo!
JÁ SOMOS FINALISTAS REGIONAIS!!!”