760207807 é o número para votar Bugiada e Mouriscada nas 7 maravilhas da cultura popular

Já pode votar para eleger a Bugiada e Mouriscada como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular® de Portugal. O número de telefone é o 760 207 807. O custo da chamada é de 60 cêntimos mais IVA. Sempre que puder, vote e contribua para eleger a nossa maravilha, uma tradição ancestral que importa valorizar e promover.
A festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada, ocorre na vila de Sobrado, no concelho de Valongo, unicamente no dia 24 de junho, e é considerada uma das maiores festas de máscaras da Europa. Mundialmente singular, de dimensão e complexidade extraordinárias e de relevante valor cultural identitário, é um costume que se alicerça numa lenda que é vivida intensa e apaixonadamente por Bugios e Mourisqueiros e toda a comunidade sobradense. Durante um dia, com grande vigor, colorido e exuberância, disputa-se, entre danças e rituais, transmitidos de geração em geração, uma imagem milagrosa de S. João Batista.
Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, em parceria com a Universidade do Minho, tendo já sido concluído o pedido de inscrição da festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A candidatura 7 Maravilhas da Cultura Popular® de Portugal foi apresentada pelo Município de Valongo e conta com o apoio e parceria da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e da Associação da Casa do Bugio.