Lancheiras Saudáveis chegam a casa dos utentes do Centro de Dia e CAOs do CSP Alfena

A partir da próxima segunda feira, dia 11 de maio, 65 clientes do CSPA – Centro Social e Paroquial de Alfena, concelho de Valongo, vão receber, em casa, uma ‘Lancheira Saudável’. É o resultado do projeto CUIDAR DE TODOS, desenvolvido pela Instituição Particular de Solidariedade Social e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto da Segurança Social.

A ideia surgiu na sequência da suspensão temporária da atividade do Centro de Dia e dos dois Centros de Atividades Ocupacionais, que ditou o afastamento da instituição de 65 clientes, entre idosos e jovens adultos com deficiência.

O CSPA, numa tentativa de combater o isolamento social e reforçar a rede familiar de suporte, apresentou à Fundação Calouste Gulbenkian um pedido de apoio, para levar a cabo a distribuição de alimentação por estes clientes. E assim surgiram as ‘Lancheiras Saudáveis’.

Com o apoio da Dra. Patrícia Martins, nutricionista que já acompanha os utentes destes serviços, foram criadas ementas diversificadas, para ‘rechear’ as ‘Lancheiras Saudáveis’.

A distribuição arranca na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, e prolongar-se-à enquanto as respostas sociais não reabrirem.

publicidade