Paredes assinala o Carnaval 2020 com desfiles em diversas freguesias

Foto: Câmara de Paredes

Entre 21 e 25 de fevereiro, os munícipes do Concelho de Paredes vestem as cores do Carnaval para desfilarem nos diversos corsos carnavalescos, que trazem às ruas centenas de mascarados, carros alegóricos, música, dança e muita animação.

O Carnaval, em Paredes, arranca no dia 21 de fevereiro, às 10h00, com um desfile organizado pela Câmara Municipal, dinamizado pelos pelouros de Ação Social, Cultura e da Educação, com a participação da comunidade escolar e das IPSS’s.

As máscaras e disfarces dos alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo, bem como dos idosos e pessoas com deficiência de instituições locais, vão colorir o centro da cidade de Paredes.

O corso sairá da Casa da Cultura, seguindo pela Avenida da República até ao Parque José Guilherme, onde está previsto um momento de animação e convívio.

No domingo, dia 23 de fevereiro, às 14h30, as ruas da cidade de Lordelo serão invadidas por cerca de 500 foliões e dezenas de carros alegóricos, num desfile dinamizado pela Associação A2L.

A animação será também garantida por grupos de bombos, fanfarra, samba, dança do ventre e dança moderna. As escolas lordelenses contam ainda com participação ativa no evento, com a decoração de três carros alegóricos com o tema “Mil e uma noites”.

O feriado de Carnaval, terça-feira, dia 25 de fevereiro, é festejado em Bitarães-Paredes, Gandra, Louredo e Sobreira.

Em Bitarães, a tradição volta a cumprir-se, às 15h00, com a participação de associações e coletividades das antigas freguesias que compõem a freguesia de Paredes.

Os foliões concentram-se no Polidesportivo de Bitarães, na Urbanização do Souto, e seguem até ao Largo da Sra. dos Chãos, com animação assegurada pelos grupos de bombos de S. Tomé, Madalena e Gondalães, pelo Grupo de Samba de Lordelo, carros alegóricos e “várias surpresas”, segundo garante a Junta de Freguesia, organizadora do evento.

À mesma hora, às 15h00, em Gandra, sai à rua o tradicional corso carnavalesco com mais de 20 anos, com cerca de 200 participantes e 30 carros alegóricos. O desfile tem início na sede da Junta de Freguesia e segue até à Praça Albertino Coelho Monteiro. À noite, a festa continua com a “Queima do Velho”.

Em Louredo, a tarde de terça-feira também será de festa, com um desfile promovido pelo Movimento de Animação Paroquial, com início às 15h00, na Rua do Confronto Novo. Os mascarados e os carros alegóricos vão dar vida às ruas da freguesia, até à chegada à Igreja Matriz.

A organização convida os grupos, movimentos e associações locais a juntarem-se à iniciativa.

Na freguesia de Sobreira, o desafio “Veste-te a Rigor” é lançado pela Associação Cultural e Recreativa de Castromil e pela Junta de Freguesia, para um desfile com início às 16h00.

O Concurso Miss “Matrafona” promete ser o ponto alto do evento. Além disso, há “comes e bebes” na “Tendinha das Papas”.