Zona Industrial de Campo em regulamentação

A Câmara de Valongo está a preparar uma proposta de regulamentação da zona industrial e empresarial de Campo, cuja utilização é feita há uma década sem plano de urbanização, indicou recentemente o presidente, José Manuel Ribeiro.
Em causa está o Plano de Urbanização da Zona Industrial e Empresarial de Campo (PUZIEC), tendo sido publicado há semanas em Diário da República um aviso  para que os interessados – residentes, proprietários ou investidores – se pronunciem, explicou à agência Lusa José Manuel Ribeiro.
Segundo o autarca, esta zona industrial “tem muito potencial”, mas “a ocupação ainda é diminuta” e a falta de regulamentação tem “dificultado o diálogo entre quem procura e quem tem terrenos”.
“É maior zona industrial e empresarial de Valongo. É considerada uma das melhores da Área Metropolitana e a melhor para atividades logísticas, mas não tem um plano de urbanização. Foi feita uma proposta há dez anos, mas ficou parado”, descreveu o presidente da Câmara de Valongo, distrito do Porto.
O PUZIEC refere-se a cerca de 235 hectares de terreno localizados na freguesia de Campo, junto a um terminal ferroviário que o autarca descreve como “porto seco”, a uma via distribuidora e a acessos a estradas como a A4 e A41, sendo que existe junto à zona um nó específico de saída/entrada da autoestrada.
José Manuel Ribeiro considera que o documento que regulamentará o espaço é “uma ferramenta muito importante” porque dá à Câmara “capacidade para atuar num solo” onde, disse o autarca, existem “bloqueios por serem muitos proprietários”.
“Torna-se complexo estabelecer o diálogo entre a procura e a oferta, entre o dono e o investidor. Ao longo destes três anos [de mandato] várias dezenas de empresas pediram-nos auxílio para localizar terrenos e no contacto com os proprietários e tem sido muito complexo.
“Tenho a certeza que depois de aprovada esta ferramenta, vamos conseguir agarrar as empresas e alavancar postos de trabalho”, referiu o autarca.
A zona industrial e empresarial de Campo está contemplada no Plano Diretor Municipal de Valongo aprovado em dezembro de 2014.
Já o PUZIEC foi aprovado em reunião de Câmara a 16 de fevereiro deste ano e agora correm os prazos de consultas públicas, sendo que também serão consultadas entidades locais e supramunicipais.
José Manuel Ribeiro revelou a sua expectativa de ver o processo fechado até ao final do ano.
O autarca recordou também que entrou em vigor em janeiro um novo regulamento de taxas e que recentemente, com a aprovação de um aditamento ao contrato da água com a concessionária do serviço, foi aprovado um investimento de cinco milhões de euros na ETAR de Campo, obra que se traduzirá também na “completa infraestruturação em termos de saneamento na zona”.

 

lusa