Um abalo sísmico de magnitude 2.1 na escala de Richter foi registado na noite da passada quarta-feira, dia 14 de janeiro, com epicentro localizado a cerca de seis quilómetros a oeste de Paços de Ferreira.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ocorrência teve lugar pelas 23h21 e, apesar de ter sido sentida em diversas localidades, não causou danos pessoais ou materiais.
O fenómeno atingiu uma intensidade máxima de III na escala de Mercalli Modificada, sendo classificado como um sismo fraco. De acordo com os dados técnicos, esta intensidade traduz-se numa vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados, sendo comum que objetos pendentes balancem e que o abalo seja percecionado sobretudo por quem se encontra no interior de edifícios.
Além de Paços de Ferreira, o sismo foi sentido nos concelhos de Gondomar, Maia, Paredes, Santo Tirso, Valongo, Trofa e ainda em Vila Nova de Famalicão, já no distrito de Braga.
Embora este tipo de eventos possa gerar alguma apreensão na população, os especialistas do IPMA enquadram-no na atividade sísmica habitual do território, reforçando que a baixa magnitude registada não justifica o acionamento de alertas de proteção civil por danos estruturais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt
