Fotografia Mário Santos / CM Maia
O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, realizou nos últimos dias um périplo por diversos empreendimentos de habitação em construção no concelho, no âmbito do programa 1.º Direito. No total, estão em curso 18 projetos que contemplam 520 fogos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
A visita decorreu em duas fases: na primeira, o autarca deslocou-se a obras localizadas nas freguesias do Castêlo da Maia, Cidade da Maia, Milheirós e Águas Santas; já esta terça-feira, 3 de junho, inspecionou os empreendimentos nas freguesias de Águas Santas e Pedrouços. As intervenções abrangem tanto construção nova como reabilitação de habitações degradadas.
António Silva Tiago manifestou satisfação com o avanço das obras. “Foi uma visita gratificante. Fiquei muito agradado com o que vi”, afirmou, sublinhando que as obras estão a decorrer dentro dos prazos previstos. Ainda assim, reconheceu os obstáculos enfrentados, como a escassez de mão de obra, falta de materiais e burocracias, que têm atrasado os processos.
O presidente da autarquia criticou, em particular, a legislação referente à proteção dos sobreiros, que classificou como “kafkiana”. Segundo o autarca, a lei — herdada do Estado Novo — ignora as especificidades do meio urbano e dificulta a execução de obras fundamentais.
Apesar dos entraves, Silva Tiago elogiou o trabalho das empresas responsáveis pelas construções e da empresa municipal Espaço Municipal, responsável pela coordenação. “As empresas são competentes e a equipa da Espaço está a trabalhar com classe e sabedoria. Há uma mobilização geral, incluindo do IHRU, que tem demonstrado melhorias na resposta”, destacou.
A concluir, o presidente da Câmara reforçou a intenção de acelerar os trabalhos, apelando às empresas para alargar horários e operar também ao fim de semana. O objetivo mantém-se: concluir as habitações até junho de 2026. “Acredito nas empresas, acredito em nós próprios. Vamos cumprir os prazos para dar às pessoas a casa que merecem”, assegurou.
Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt.

