Primeiro “Centro de Simulação de Cirurgia Endoscópica de Coluna” instala-se na Maia

@CMMaia@CMMaia

Decorreu no passado sábado a inauguração do 1º “Centro de Simulação de Cirurgia Endoscópica de Coluna”, na Maia, da Surgyline – Dispositivos Médicos Cirúrgicos, que representa em Portugal a Joimax®. A cerimónia contou com a presença da Vice-Presidente com o pelouro da Saúde, Emília Santos, e da presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire.

Hérnias discais lombares, cervicais e torácicas, estenose lombar e cervical e dor facetaria e sacroilíaca são alguns dos problemas que podem beneficiar com esta nova técnica. A tecnologia – já presente em grupos privados de saúde e nos grandes hospitais públicos – é a mais segura, precisa e menos invasiva das técnicas disponíveis, efetuada por um acesso de cerca de 1 cm. Isto traduz-se em menos dor no pós-operatório, reabilitação mais rápida, menos cicatrizes e menor taxa de infeção.

A representante da autarquia, Emília Santos, mostrou-se muito orgulhosa, “não apenas como responsável política pela pasta da saúde neste Concelho, mas também como munícipe porque a aposta na ciência e inovação nos domínios da saúde representam, sempre, confiança e esperança num futuro de qualidade”.

Os resultados entusiasmantes desta abordagem, têm levado a um crescente interesse por parte dos cirurgiões e dos doentes. Esta foi uma das razões que justificou o investimento da Surgilyne neste “Centro de Simulação de Cirurgia Endoscópica de Coluna”. Foi projetado para melhorar a competência dos cirurgiões, identificando dificuldades e corrigindo erros conceituais ou técnicos para cada procedimento.

Embora implementar a simulação no processo educacional possa requerer tempo e apresentar um alto investimento, a marca Surgyline defende que “se um único paciente puder ser beneficiado com esta forma auxiliar de treino, isto por si só já apresenta um inegável valor”.