Turma da Escola Mirante dos Sonhos em Ermesinde vence Olimpíadas da Educação Financeira

Projeto da Fundação António Cupertino de Miranda distinguiu alunos valonguenses do 4.º ano: foram os melhores a nível nacional  

A turma 4.º G da Escola Básica Mirante dos Sonhos sagrou-se vencedora nacional no escalão 3.º/4.º anos das Olimpíadas da Educação Financeira, uma iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda para a promoção da literacia financeira entre alunos dos ensinos básicos e secundário. 

Esta semana, a Escola Básica Mirante dos Sonhos recebeu a visita do Eng.º Paulo Esteves Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, de Orlando Rodrigues, vereador da Educação, e de representantes da Fundação António Cupertino de Miranda. Numa cerimónia realizada na própria escola, foi anunciado publicamente o feito dos 20 alunos do 4.º ano do ensino básico, que se destacaram a nível nacional ao responderem corretamente ao maior número de perguntas do quiz das olimpíadas no menor tempo possível.  

Além da entrega de certificados de participação, os alunos receberam prémios como reconhecimento do seu empenho e excelência na área da literacia financeira, num momento que contou com a presença de professores e elementos da comunidade escolar. 

Ao longo deste ano letivo, mais de 816 alunos de escolas de todo o país, integrados nos projetos “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta”, também dinamizados pela Fundação, participaram num quiz digital, onde testaram os seus conhecimentos de forma lúdica e interativa. Os alunos responderam a 60 questões sobre temas de educação financeira, como poupança, gestão de recursos ou consumo responsável, num jogo realizado online por toda a turma, diretamente a partir das salas de aula. 

“Celebramos não apenas a vitória desta turma, mas também o sucesso de um modelo educativo que une aprendizagem, diversão e trabalho de equipa. As Olimpíadas da Educação Financeira demonstram que é possível ensinar conceitos complexos de forma acessível e preparar os alunos para desafios reais. Esta distinção é um reconhecimento do empenho de todos os envolvidos e um incentivo para continuarmos a promover a literacia financeira como pilar essencial da cidadania”, destaca Inês Abreu, Administradora da Fundação António Cupertino de Miranda. 

As Olimpíadas da Educação Financeira decorreram entre 31 de outubro de 2025 e encerraram no passado dia 6 de março, sendo que cada escola pôde optar pelo melhor momento para realizar o quiz e submeter a sua participação. O projeto disponibiliza a alunos e professores uma plataforma digital com recursos educativos que funcionam como instrumentos de apoio na área da literacia financeira. 

Sobre a Fundação António Cupertino de Miranda

A Fundação António Cupertino de Miranda é uma organização privada de utilidade pública, instituída em 1964 e sediada no Porto, que tem como missão a realização de atividades educativas, sociais e culturais que promovam a sociedade do conhecimento e contribuam para a coesão social.   

Ao longo de mais de seis décadas, a Fundação António Cupertino de Miranda tem desenvolvido iniciativas inovadoras, como é o caso dos projetos dedicados à promoção da literacia financeira junto de diferentes públicos, entre os quais se destacam: 

  • No Poupar Está o Ganho” (desde 2010), dirigido a alunos do Pré-escolar ao Secundário, que serviu de base ao Referencial de Educação Financeira do Ministério da Educação e já envolveu mais de 120 mil alunos em mais de 120 municípios. 
  • Eu e a Minha Reforma“, para população adulta e sénior. 
  • Por Tua Conta“, para o Ensino Profissional. 
  • Educação Financeira: Uma Necessidade Especial“, para pessoas com défice cognitivo. 

Em 1996 inaugurou o Museu do Papel Moeda, com uma das maiores coleções de papel moeda da Europa, incluindo todas as emissões do Banco de Portugal e do Banco Nacional Ultramarino, bem como cédulas, ações e lotarias, com exemplares únicos. 

O trabalho da Fundação tem sido amplamente reconhecido, com vários prémios nacionais, destacando-se distinções da Comissão Nacional do Euro, da Cidade do Porto e da APOM- Associação Portuguesa de Museologia, que também premiou o Museu do Papel Moeda nas categorias de “Melhor Serviço de Extensão Cultural” e de “Melhor Projeto de Educação e Mediação Cultural”. 

Seja o primeiro a comentar em "Turma da Escola Mirante dos Sonhos em Ermesinde vence Olimpíadas da Educação Financeira"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.