Gondomar: Mais de 150 profissionais debatem novos caminhos para a inclusão de pessoas em situação de sem-abrigo

Gondomar afirmou-se, no passado dia 4 de março, como o centro da discussão regional sobre a exclusão social extrema. O seminário “Partilhar para Intervir”, organizado pelo Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) local, reuniu mais de 150 técnicos e especialistas da Área Metropolitana do Porto para partilhar estratégias e modelos de intervenção focados na dignidade e na autonomia.

O encontro serviu para analisar a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2025-2030 e dar palco a projetos inovadores que já estão a transformar vidas noutros pontos do país. Entre as experiências partilhadas, destacaram-se modelos de habitação assistida e iniciativas de inserção profissional que rompem com a lógica da assistência tradicional.

Destaques da Intervenção e Projetos Inovadores

O seminário permitiu um olhar detalhado sobre soluções que privilegiam a integração ativa:

ProjetoEntidade / LocalFoco da Intervenção
Morada CertaInPulsar (Leiria)Modelo Housing First (habitação primeiro)
É Um RestauranteCRESCER (Lisboa)Formação e emprego na área da restauração
Closet for AllCruz Vermelha (Braga)Criação de espaços seguros e dignos
NPISA RegionaisPorto, Espinho, BarcelosPartilha de diagnósticos e gestão de casos locais

Criado em junho de 2023, o NPISA de Gondomar conta já com 17 entidades parceiras — desde as forças de segurança a juntas de freguesia e serviços de saúde — que trabalham em rede para identificar e acompanhar quem vive na rua. Esta operação é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inserindo-se num plano mais vasto de apoio às comunidades desfavorecidas da região.


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt