Imagem: Diocese de Viseu
O Seminário Interdiocesano de São José, criado em 2013 pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, iniciou o novo ano letivo em Gondomar, após doze anos a funcionar no edifício do antigo seminário de Braga, na Rua de Santa Margarida.
A mudança foi motivada pela necessidade de desocupação do espaço em Braga, cedido pela Arquidiocese local em regime de cooperação fraterna desde a fundação do projeto. A nova sede está instalada no Externato de Santa Margarida, na Quinta da Azenha, edifício pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
Segundo o reitor, Padre António Jorge, a decisão garante “uma maior estabilidade pedagógica e económica” e permite aos seminaristas frequentar a Faculdade de Teologia no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. O sacerdote sublinha que a pastoral vocacional deve ser “um projeto comum, partilhado entre clero e leigos, famílias, catequeses e movimentos”.
O Bispo da Guarda, D. José Pereira, agradeceu à Arquidiocese de Braga pelos 12 anos de colaboração, essenciais para o arranque e consolidação desta etapa de formação. Sublinhou ainda que se procura agora uma solução estável e de longa duração, preferencialmente junto da Faculdade de Teologia no Porto.
Atualmente, o Seminário Interdiocesano de São José acolhe seminaristas das quatro dioceses fundadoras, incluindo três da Diocese de Viseu: Luís Fernandes (1.º ano), Joel Loureiro (4.º ano) e Damião, natural de Cabinda (6.º ano).
—
Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt
