Presidente da República condecora Eurico de Melo no centenário do nascimento

Foto: Arquivo RTP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou esta semana a memória de Eurico de Melo, figura de relevo do PSD e antigo vice-primeiro-ministro, no dia em que se assinalou o centenário do seu nascimento, ocorrido em 28 de setembro de 1925, em Santo Tirso.

Através de uma nota publicada no portal oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destacou o papel desempenhado por Eurico de Melo nos “períodos inicial e de consolidação da democracia”, sublinhando o “sentido de Estado, espírito ecuménico, magistério realista e lúcida sageza” com que exerceu funções políticas.

Publicidade
Espaço Publicitário

Como reconhecimento do seu percurso, o Chefe de Estado decidiu atribuir-lhe, a título póstumo, a Ordem do Infante D. Henrique, no grau de Grã-Cruz. As insígnias serão entregues pessoalmente à família, no Palácio de Belém.

Licenciado em Engenharia Química, Eurico de Melo desempenhou funções como deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, governador civil de Braga e membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso. No plano governativo, foi ministro da Administração Interna no VI Governo Constitucional de Francisco Sá Carneiro, cargo que voltou a assumir no X Governo, liderado por Aníbal Cavaco Silva, com quem viria a ser vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional.

Figura influente nas décadas de 1980 e 1990, foi também vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do partido. Eurico de Melo faleceu em 1 de agosto de 2012, aos 86 anos.


Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt