ADICE entregou certificados e assinalou 20 anos de Reconhecimento e Validação de Competência

Publicidade

Cerimónia de Entrega de Certificados assinala 20 Anos de RVCC na ADICE

O auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde revelou-se pequeno para acolher todos os que quiseram marcar presença na cerimónia comemorativa dos 20 anos de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) dinamizados pela ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde.

O evento, realizado na tarde de 2 de outubro, reuniu cerca de três dezenas de adultos certificados, formadores/as, representantes institucionais e parceiros da comunidade educativa e social, nomeadamente os representantes dos agrupamento de escolas de Ermesinde, os Comandantes das corporações de Bombeiros de Ermesinde e Valongo, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, o vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo e o vereador da Educação, num ambiente marcado pela emoção, reconhecimento e celebração coletiva.

Miguel Oliveira, presidente da Junta de Ermesinde, e Paulo Esteves Ferreira, vice-presidente da Câmara de Valongo, louvaram o trabalho da ADICE (particularmente da sua presidente Maria Trindade Vale) em prol da formação e educação.

Um dos momentos altos da cerimónia foi a entrega oficial de certificados de RVCC aos participantes que concluíram recentemente o seu percurso. Cada certificado simboliza não apenas a validação das aprendizagens, mas também o empenho, a resiliência e as histórias de vida de quem decidiu investir no seu futuro.

Ao longo da sessão, foi recordado o impacto que a ADICE tem tido ao longo de duas décadas, acompanhando milhares de adultos na valorização das suas competências e na construção de novos caminhos escolares e profissionais. Os testemunhos presentes reforçaram a importância do RVCC como ferramenta de inclusão, motivação e transformação pessoal.

Maria Trindade Vale, presidente da direção da ADICE, recordou que em 2005 “foi o início de uma caminhada feita de coragem, de histórias e de esperança”, realçando que ao longo dos 20 anos entretanto passados “vimos nascer sorrisos novos, vimos pessoas redescobrirem-se, reencontrarem a autoestima e acreditarem que são capazes”. “O RVCC não foi apenas um projeto. Foi um caminho de transformação”, salientou, acrescentando que cada certificado entregue “é muito mais do que um papel, é a prova de esforço, de coragem e de confiança no futuro”.

A responsável reafirmou ainda o seu compromisso com a educação ao longo da vida e com a continuidade do trabalho desenvolvido no território. A presidente da direção não esqueceu de deixar um agradecimento a todos os colaboradores, formadores, voluntários e parceiros institucionais, bem como empresas. Vinte anos depois do início deste percurso, a ADICE mantém viva a missão de reconhecer talentos, validar experiências e abrir portas a novas oportunidades — hoje com o mesmo entusiasmo com que começou.