Hora do Planeta mobiliza municípios do Grande Porto em ação global pelo ambiente

Imagens: WWF | Município de Valongo

Este sábado, 22 de março, entre as 20h30 e as 21h30, milhões de pessoas em todo o mundo irão desligar as luzes para assinalar a Hora do Planeta, iniciativa promovida pela World Wide Fund for Nature (WWF). O movimento, que nasceu em 2007 na Austrália, tornou-se um símbolo da luta contra as alterações climáticas e da necessidade de preservar a biodiversidade.

Em Portugal, diversas autarquias aderiram à campanha, promovendo ações de sensibilização e apagões simbólicos em edifícios e espaços públicos.

Na Área Metropolitana do Porto, municípios como Maia, Paredes, Penafiel, Santo Tirso e Valongo unem-se ao movimento. Em Valongo, além do desligar das luzes em espaços como a Câmara Municipal e o Parque Urbano de Ermesinde, foram realizadas ao longo da semana atividades como plantação de árvores e palestras sobre preservação ambiental.

A iniciativa estende-se também a infraestruturas icónicas, como as estações ferroviárias de São Bento e Campanhã e a Ponte do Freixo, que terão a sua iluminação desligada durante uma hora.

A ONU destaca a importância da Hora do Planeta, com o secretário-geral António Guterres a apelar à participação global: “Este é um momento de solidariedade, esperança e ação coletiva. Junte-se a esta causa e dedique uma hora ao planeta”.