A seleção sub-21 vai ficar a conhecer, esta quinta-feira, os adversários que irá defrontar na fase de qualificação para o europeu 2027, competição que decorrerá na Albânia e na Sérvia.
A Federação Portuguesa de Futebol destaca que “Portugal parte na condição de cabeça-de-série (pote 1)”, sendo as “equipas serão divididas em nove grupos, seis de seis equipas e três de cinco conjuntos”.
Além de Portugal, o pote um integra as seleções de Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Alemanha, França, Ucrânia, Itália e Dinamarca
O pote dois é constituído pelas seleções da Roménia, Suíça, Croácia, Chéquia, Polónia, Noruega, Bélgica, Geórgia e República da Irlanda.
O pote três conta com as seleções da Eslovénia, Finlândia, Suécia, Áustria, Eslováquia, Grécia, Islândia, Hungria e a Bulgária
O pote quatro conta com as equipas da Escócia, País de Gales, Israel, Macedónia do Norte, Turquia, Kosovo, Irlanda do Norte, Ilhas Faroé e Moldávia
Refira-se que o pote cinco conta com as seleções da Bielorrússia, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Chipre, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Azerbaijão e Luxemburgo.
Já o pote seis é constituído pelas seleções da Estónia, Malta, Arménia, Andorra, Gibraltar e São Marino.
Recorde-se que as seleções Albânia e Sérvia foram apuradas diretamente para a fase final.
Ainda de acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, apuram-se “diretamente para a fase final os vencedores dos nove grupos, bem como o melhor segundo classificado”, sendo que os “restantes oito segundos classificados vão disputar, em formato play-off a duas mãos as restantes quatro vagas na fase final, em novembro de 2026”.
As partidas da fase de qualificação irão realizar-se entre março deste ano e outubro de 2026.
(Fotografia de destaque: DR/Federação Portuguesa de Futebol)