O concelho de Valongo inaugurou este sábado, 8 de fevereiro, a Oficina do Brinquedo Tradicional Português, em Alfena. O novo espaço, que visa preservar e divulgar a arte dos brinquedos tradicionais, foi pequeno para a grande afluência de público e contou com a presença de várias entidades locais.

Um projeto que une memória e modernidade
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que inaugurou o espaço e deu início ao evento, destacou a importância deste projeto para a identidade do concelho:
“O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. Mais do que recordar a história, esta oficina pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde.”
O espaço foi concebido para homenagear os fabricantes que fizeram – e continuam a fazer – de Valongo uma referência nacional e internacional na produção de brinquedos.

O presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Miguel Caetano, sublinhou o significado desta inauguração para a população, agradecendo à família do fabricante Manuel Encrenca pela doação de um valioso espólio para a exposição.

Arnaldo Soares, antecessor de Luís Caetano, marcou também presença, vendo reconhecido por todos o seu impulso e envolvimento determinante para que a Oficina fosse hoje uma realidade. Questionado, ressaltou a importância de investir na vertente prática, “permitir que as pessoas coloquem as mãos à obra, ou não fosse este espaço uma oficina”.
Uma viagem no tempo através dos brinquedos
A Oficina do Brinquedo está organizada em várias áreas temáticas, espelhadas na arquitetura do espaço que retratam a evolução dos brinquedos ao longo das décadas. Podemos, assim, encontrar o módulo esférico, uma receção e espaço multiusos para exposições temporárias, formações e palestras, com duas grandes esculturas no centro; o módulo paralelepipédico, onde se encontra recriada uma oficina de brinquedos de chapa no piso térreo, e uma exposição de brinquedos de plástico, no superior; o módulo piramidal, que acolhe a oficina de brinquedos de madeira; módulo escolar, dedicado a atividades lúdicas; e o módulo galeria museológica, dedicado a exposições que retratam a evolução do brinquedo.

O percurso culmina na Torre “Farol”, uma estrutura de 25 metros que simboliza a tradição e será um marco arquitetónico na paisagem.

Uma homenagem aos artesãos e à cultura local
Além de ser um museu, a Oficina do Brinquedo pretende ser um espaço dinâmico, com workshops, oficinas interativas e atividades pedagógicas que incentivam o envolvimento da comunidade.
A arquitetura do edifício, revestida em aço Corten – material tradicionalmente usado na fabricação de brinquedos de chapa –, reflete o equilíbrio entre tradição e modernidade.
Com este projeto, Alfena reforça o seu papel na preservação do brinquedo tradicional, garantindo que esta arte ancestral continue viva para as próximas gerações.
