Este sábado, 18 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Paredes será palco de uma celebração do património cultural associado aos aquedutos de Portugal. A programação inclui a inauguração da exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, às 18h00, e a conferência “Aquedutos, da Obra Antiga aos Monumentos Históricos”, conduzida pelo museólogo e investigador Pedro Inácio.
Pedro Inácio, natural de Lisboa, é uma referência na preservação e estudo do Património Cultural da Água. Com uma vasta experiência na área, destacou-se como responsável pelo Museu da Água da EPAL em diferentes períodos e atualmente atua como Conservador da instituição. É também Vice-Presidente da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, além de autor de múltiplos estudos e exposições sobre aquedutos em Portugal e em países como Argélia, Coreia do Sul, França e Estados Unidos.
A exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, que estará patente até 22 de fevereiro, oferece uma visão única da importância histórica e arquitetónica destas estruturas. Os visitantes poderão descobrir como os aquedutos, além de elementos funcionais, se tornaram símbolos de identidade cultural e marcos históricos.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h30, e aos sábados, das 09h00 às 13h00. A iniciativa promete ser uma oportunidade enriquecedora para quem deseja conhecer mais sobre a ligação entre a água e o património em Portugal.
Imagem: Município de Paredes