No próximo dia 31 de janeiro, às 21h30, o Cineclube da Maia apresenta o documentário “Pele de Vidro”, da realizadora Denise Zmekhol, no Auditório Municipal Venepor. A sessão insere-se no âmbito do Prémio Municipal João Álvaro Rocha 2024 e oferece uma oportunidade para refletir sobre arquitetura, desigualdade social e memória coletiva.
O documentário aborda a jornada pessoal de Denise Zmekhol para descobrir o legado do pai, Roger Zmekhol, arquiteto do emblemático edifício Wilton Paes de Almeida, conhecido como “Pele de Vidro”. Localizado no centro de São Paulo, o edifício tornou-se um símbolo de desigualdade social, tendo sido ocupado por centenas de sem-teto antes de sucumbir a um incêndio e colapsar em 2018.
Antes da exibição, será apresentado o vídeo “Campo-Ponte-Praça”, da arquiteta Mariana Bártolo, que aborda o Estádio da Universidade da Maia (UMAIA), projeto vencedor da primeira edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha.
Após a exibição do documentário, está previsto um debate para discutir os temas abordados nas obras. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
Cartaz: Município da Maia
