A Seleção Nacional de Sub18 Femininos alcança o melhor resultado de sempre no Campeonato Europeu e ganharam o merecido lugar no Mundial de 2025. As portuguesas venceram a Hungria numa calorosa partida que terminou a 63-69, tendo alcançado o quinto lugar e o apuramento para o mundial de 2025.
Tendo como treinador/selecionador o ermesindense Agostinho Pinto, a seleção nacional apesar de um primeiro quarto com pouca eficácia de lançamento, alcançou um renhido parcial de 18-17. Portugal tentou ripostar, porém, a Hungria demonstrou maior intensidade defensiva que acabou por resultar numa vantagem de oito pontos ao intervalo (24-17).
Após o regresso dos balneários, a 2.ª parte da partida manteve o ritmo de “taco a taco” inicial, com sucessivas mudanças no marcador. No entanto, as comandadas de Agostinho Pinto, conseguiram liderar o 3.º período do jogo com os parciais de 10-15. A um minuto do fim, o confronto estava empatado a 63 pontos, mas a equipa portuguesa e o público foram mais fortes, conseguindo vingar o jogo por 63-69 e alcançar o melhor resultado de sempre num Europeu e no escalão Sub18 Feminino.
Os festejos ecoavam com o feito inédito e histórico no CDC de Matosinhos, pavilhão que já habituou as seleções nacionais a um apoio incontestável e inconfundível, com esse mesmo apoio a ser mais uma vez crucial para a grande reviravolta da equipa das quinas e a melhor classificação de sempre no Europeu Sub18 Femininos.
Destaca-se a exibição de Ema Karim com 22 pontos marcados, quatro ressaltos e uma valorização de 20 pontos, da poste Carolina Silva que concretizou 10 pontos, sete ressaltos, três assistências e dois desarmes de lançamento e ainda de Clara Silva, séria candidata ao cinco ideal do torneio, após mais uma boa prestação com 14 pontos, cinco ressaltos, uma assistência, um desarme de lançamento e um roubo de bola.
A seleção portuguesa integrou duas atletas do CPN, Carolina Silva e Marta Rodrigues.
Texto: com FPB
Foto: SportFlash FPB