Inaugurado Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos

Apresentação decorreu, ontem dia 6 de maio, na Póvoa de Varzim pela LIPOR e Municípios associados.

O novo parque inaugurado, com uma área de 13 400m2, tem como objetivos tratar localmente os resíduos verdes recolhidos seletivamente nos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respeitando a abordagem integrada e circular dos biorresíduos. O investimento rondou os três milhões e duzentos mil euros e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O Parque de Compostagem, tem uma capacidade de receção de resíduos verdes de 8.000 toneladas/ano, correspondendo a uma capacidade de produção de composto anual superior a 2.000 toneladas/ano, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.

Segundo José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da LIPOR, “Lembro que as exigentes metas e objetivos da União Europeia que foram atribuídas a Portugal, exigem um esforço concertado da LIPOR e das Câmaras Municipais, para crescermos em quantidade e qualidade dos materiais com potencial de serem reciclados, transformados e valorizados”.

Os convidados tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a Unidade de Microdigestão de Resíduos, situada na Estação de Transferência da Póvoa de Varzim.

Esta Unidade de valorização local de resíduos alimentares provenientes de recolha seletiva no município, nos setores residencial e não-residencial (estabelecimentos HORECA), servindo cerca de 18.000 habitantes, apresenta uma capacidade nominal de 2,5 toneladas/dia de resíduos alimentares, o equivalente a cerca de 900 toneladas/ano.

A Unidade de Microdigestão teve um investimento de 760.000,00€ e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Inaugurado Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.